quarta-feira, abril 12, 2006

espiões on line

quem não é um pouco espião nos dias de hoje?
o orkut veio para aguçar nosso espírito de descoberta sobre a vida alheia, e se você é um dos que afirmam que não bisbilhoteia, eu contraponho que duvideodó. dar uma espiadinha na vida das pessoas que gostamos, desgostamos ou, que simplesmente desconhecemos, está virando algo de praxe. e o interessante de tudo isso, é que antes de inventarem essa vitrine egótica revolucionariamente acessível a todos, levávamos muito tempo para conhecer sobre gostos, preferências e relações de algumas pessoas próximas ou nem tanto de nosso círculo. e sobre os desafetos então? nossa, é um prato cheio para nos nutrirmos de tudo aquilo que achamos o ó e aguçar mais ainda o desprezo ou a indiferença peculiares a todos nós, mortais.
antes do turco ter essa grande sacada de oportunizar a colagem de figurinhas humanas em uma única conta, descobríamos muito pouco das pessoas, e o que nos restava para saber além era estar mais engajados socialmente em algum núcleo, e mesmo assim, precisávamos nos expôr ou fazer mil malabarismos para obter informações extras. hoje, com um cliquezinho banal a gente pode vir a ter mais curiosidade, informações e descobertas sobre os conhecidos ou, claro, uma náusea ainda maior daquele ser que a energia sempre foi ou tornou-se o oposto da nossa.
meras dedadas no mouse nos permitem descobertas colombianas. o funcionamento do álbum egótico é mais ou menos como puxar uma ficha policial, deslindamos muito ou quase tudo sobre a personalidade e as ligações das pessoas que andam por aí. está tudo ali - no contraste dos azuis mais ou menos calcinha do scrapbook - ações, reações, intenções veladas ou nem tanto - lavradas como em um documento de cartório. portanto, acautele-se para não deixar rastros de seus repentes ou inclinações particulares. as palavras escritas na vitrine sempre ganham uma conotação diferenciada quando da interpretação alheia... é mais ou menos como assistir a jogo de futebol na tevê - só existem duas dimensões e não possuímos franca precisão da direção da bola. já no orkut, inexiste a tonalidade de voz do narrador. portanto, palavras mal interpretadas por bisbilhoteiros podem vir a custar caro à sua imagem. claro, tem quem não se importe, mas ante a dúvida ... prefira as mensagens em off.

3 comentários:

PatriciaBergT disse...

Muito bem colocado Dona Mari...
Um dos grandes motivos de o orkut ser o que é, é realmente essa possibilidade de sabermos tudo da vida dos outros...
Se uns usam esse benefício por pura maldade, só posso lamentar...eu uso apenas para....ai... matar minha curiosidade, mas sou bem discreta!

Anônimo disse...

Peor!!!!

Anônimo disse...

Interesting website with a lot of resources and detailed explanations.
»